top of page

Quarta dia 21/08

logo-do-site.gif

Palestra 07

21/08 as 10:00h

Tema: Desmistificando o ENADE

Instituição: Unifei campus Itabira – Instituto de Ciências Tecnológicas - ICT
Ementa: A apresentação tem por objetivo analisar os métodos preparatórios para o ENADE e mostrar aos discentes a importância desta avaliação para validação e credibilidade dos cursos da Unifei.

Currículo

- Rodrigo: Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Automação Industrial pela Universidade Federal de Itajubá (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá (2018). Tem experiência na área de engenharia de software, redes de computadores, eletrônica e sistemas embarcados. Atualmente é Professor Adjunto - Nível C2 da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira.

- Élcio: Possui doutorado em Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira. Tem experiência em Sistemas Elétricos de Potência atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento da expansão dos sistemas elétricos, regulação tarifária, previsão de energia reativa, qualidade da energia, manutenção de sistemas de distribuição e distorções harmônicas.

- Diogo: Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação (2010) pela Universidade Federal de Itajubá e Mestrado em Engenharia Elétrica (2013) pela mesma instituição. Concluiu o Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, tendo realizado período sanduíche na University of Tennessee nos EUA. Fez Pós-Doutorado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá em 2017. Atualmente é professor adjunto nas áreas de eletrônica analógica e digital na Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira. Suas principais áreas de interesse são: Sistemas de controle, automação e controle de processos, inteligência artificial, sistemas digitais e circuitos eletrônicos.

smarttbot.png

Palestra 10

​21/08 as 13:30h

Tema: Como operar na bolsa de valores de forma automatizada com robôs.

Instituição: Smarttbot

Ementa:  Nesta palestra, Leonardo Conegundes conta sobre o mundo dos robôs investidores, as vantagens em investir com robôs, os riscos associados e como a automatização está revolucionando a forma como o investidor opera na bolsa. Ele mostra casos reais de como a matemática e técnicas de aprendizado de máquina são utilizadas no mercado e apresenta conceitos clássicos de investimento aplicados no contexto dos robôs

Palestrante: Leo Conegundes.

Currículo: Sócio fundador e Diretor de Produtos da SmarttBot. Professor e doutorando em Ciência da Computação pela UFMG, com interesse nas áreas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Otimização. Experiência de mais de 10 anos no desenvolvimento de produtos e robôs para o trader e o investidor brasileiro operarem na bolsa.

Imagem6.png

Palestra 09

21/08 as 15:45h

Tema: A distribuidora do futuro e seus desafios frente aos recursos energéticos distribuídos.

Instituição: Daimon 

Sobre a Empresa: A Daimon é uma empresa de engenharia altamente especializada em serviços de regulação, desenvolvimento de soluções em software, estudos e projetos de pesquisa e desenvolvimento e novos negócios que visam melhorias no setor energético.Com vasta experiência, a equipe de profissionais da Daimon é formada por mestres, doutores e especialistas em energia preparados para atender às demandas mais complexas e específicas deste setor.

Palestrante: Cristiano da Silva Silveira

Ementa: O setor elétrico mundial atravessa atualmente um estágio de renovação de modo a fazer frente aos novos desafios paradigmáticos em particular relacionados aos seguintes aspectos: 

  • A expansão massiva da micro geração e mini geração distribuídas e do número de pro sumidores. Há várias questões relativas à tarifação, armazenamento de energia, acesso, custo de disponibilidade, impactos da injeção no sistema, compensação do consumo interno que tornam imperativo um aprimoramento regulatório, em particular, no que tange aos modelos tarifários aplicáveis; 

  • Aumento expressivo do número de carros elétricos e, com isso, a necessidade de implantação de uma infraestrutura de recarga de baterias com impacto na operação do sistema que, igualmente, tornam imperativo um aprimoramento regulatório, em particular, no que tange aos modelos tarifários aplicáveis; 

  • Implantação progressiva do conceito de redes inteligentes, com medição “smart metering”; 

  • Busca por eficiência econômica, de modo que hoje se torna muito mais relevante a correta separação dos custos totais da distribuidora em parcelas adequadas de alocação.

Currículo: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é colaborador na Daimon. Possui experiência na área de regulação técnica, comercial e tarifária do setor de distribuição de energia elétrica. Foi responsável pela coordenação de diversos projetos de P&D e trabalhos de consultoria em dezenas de distribuidoras do país.

bottom of page